
DATA QUALITY
Oportunidades de melhoria da qualidade dos dados

Qualidade nos dados, qualidade na informação
A normalização de dados, de acordo com os requisitos estabelecidos pelos utilizadores, é uma atividade cada vez mais critica para a gestão de um negócio.
A existência de um processo de avaliação de qualidade dos dados é fundamental tanto para permitir cruzamento de diferentes fontes (uniformização de expressões) como para assegurar que as análises e segmentações são rigorosas (identificação de inválidos ou duplicados).
Mesmo numa base de dados simples, um processo deste tipo permite encontrar outliers, registos duplicados, lacunas de informação ou incoerências. Podem parecer pormenores, mas poderão ter grande impacto no resultado final.
Adicionalmente, trabalhos preparatórios como uniformização de expressões ou ordenação podem ter grande impacto em processos operacionais posteriores (por exemplo para efeitos de otimização de custos de expedição quando o correio é entregue aos operadores de correio de uma determinada forma).

Ao iniciar um processo de Data Quality seguimos os seguintes passos:
Recolha de requisitos:
Identificação do perfil dos dados:
Identificação de fluxos associados:
Implementação:
A integridade: A utilização de chaves primárias e estrangeiras assume um papel crucial no caso de bases relacionais, em situações de múltiplos sistemas não relacionados asseguramos a existência de validação de condições adicionais ao formato (check constraint) e utilização de mecanismos desencadeados por ações específicas (triggers).
A rastreabilidade: Sempre que um problema é detetado num registo, garantimos que é possível identificar rapidamente a sua origem e corrigir.
A completude: Caso seja necessário o processo poderá incluir cruzamento com fontes de dados externas, enriquecendo os dados e gerando informação de grande potencial.